quinta-feira, 29 de outubro de 2009

educação ambiental na escola

E.E.B. Senador Rodrigo Lobo

Alunas: Cleide F. Da Silva 
  Katia Regina M. Nunes
  Sandra Regina Pereira
Tema: Educação Ambiental na Escola
O que o aluno aprenderá com esta aula?

O aluno poderá aprender a preservar o meio ambiente, reciclando o lixo, separando os resíduos, fazendo a coleta seletiva dos lixos. Preservando o ar, a água, o solo, a extinção dos animais e plantas. 

Duração da atividade: 1 semana


Conhecimento Prévio: 
 O aluno trás consigo seu conhecimento, através dos noticiários, jornais e da sua própria cultura. Trazendo duvidas e questionamentos sobre o meio ambiente, sua história de vida , cabe a nos educadores junto com o educando trabalhar e conscientizar sobre os problemas que o mesmo vive no seu meio social.


Estratégia:

 Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro, o crescimento  desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar, a água, o solo, a extinção de animais e plantas  são alguns impactos ambientais que preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos. 
      Cabe a escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e a comunidade local, valorizando  e buscando através do conhecimento cientifico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão critica de suas ações perante a complexidade do meio em que este inserido,para que o mesmo interfira nas mudanças que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para as soluções.  




Avaliação: 
          Penso que nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas, a participação e o interesse esta inserido no processo de ensino e aprendizagem.


 




REFERÊNCIAS 
 
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - Meio Ambiente e Saúde.Brasília. 2000.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário